Conselheira Estadual

Claudia Baima

Suplente

Professora Adjunta desde 2015 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU/ESDI/UERJ. Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) - PROARQ/FAU/UFRJ. Mestra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) - PROARQ/FAU/UFRJ. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1992).

 

Atuando desde o ano de 2000, nas áreas referentes à conservação, restauração e reabilitação de imóveis protegidos, preservados e tombados. No âmbito da universidade, coordena o projeto de extensão junto aos alunos em parceria com o IPHAN para a rerratificação da Portaria no 213/96, que dispõem sobre o entorno dos bens tombados na cidade de Petrópolis/RJ; coordena o projeto de extensão relacionado à conservação e salvaguarda de acervos fotográficos de arquitetos e urbanistas, e de docentes de áreas correlatas, com o objetivo de preservar as imagens retratadas da memória cultural e arquitetônica de nossas cidades no decorrer do tempo.

 

Com relação ao engajamento nas entidades representativas, desenvolveu as seguintes atividades no Instituto dos Arquitetos do Brasil/RJ: Vice-Diretora Administrativa do IAB (2005); Curadora da Biblioteca (2005); Assento no Conselho Deliberativo (2006) e Conselheira-suplente na representação do Instituto (Departamento Rio de Janeiro) junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do Rio de Janeiro para o triênio 2007-2009. Conselheiro Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio de Janeiro para o triênio 2015-2017.

 

Durante estes três anos, participou ativamente da Comissão de Ensino e Formação, onde variados temas relacionados aos cursos de arquitetura e urbanismo do Estado do Rio de Janeiro foram demasiadamente debatidos.

 

Todas estas atividades desenvolvidas, a partir destas entidades, permitiram uma formação continuada e uma troca fundamental para seu exercício profissional com permanente reflexão crítica.