Conselheiro Estadual

Marcus Fiorito.jpg
02.png

Marcus Fiorito

Titular

Graduado pela FAU/UFRJ (2005) e Mestre pelo PPGAU/UFF, com atuação em diversos estados, e principalmente no Sul Fluminense e Região Metropolitana, nos setores público e privado e em instituições não-governamentais.

 

No setor público, destaca a co-gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Paraty (2009-12); a supervisão das atividades do Plano Básico Ambiental na Estrada-Parque Paraty-Cunha (2013-14); e a coordenação de colegiados - Comitê de Bacias da Baía da Ilha Grande e Conselho da Cidade de Paraty, e participação como Conselheiro Estadual Suplente no CAU/RJ (2011-14). Em instituições não-governamentais, realizou projetos e obras de restauração de edifícios e conjuntos históricos.

 

Na atividade docente, em instituições privadas e na FAU/UFRJ (2017-18), orientou trabalhos de graduação, e lecionou disciplinas relacionadas ao ambiente e ao paisagismo, e em planejamento, projeto e desenho urbano.

 

No setor privado, atuou em serviços de perícia de danos e avaliação de imóveis e empreendimentos (contratado CEF), e em projetos relacionados ao patrimônio histórico e à habitação social, sendo estas também as principais ocupações atuais.

 

Em metodologias colaborativas (Gaia Education e Rede Dragon Dreaming), realiza serviços de mediação e facilitação de coletivos em organizações, como o SESC e a ONG Internacional ActionAid.