Conselheiro Estadual

Igor de Vetyemy Ipãmãkãyé Pataxó

Suplente

Arquiteto, urbanista e professor, premiado pelos Institutos de Arquitetos da Holanda em 2012 e do Brasil em 2019, fundou seu escritório "Igor de Vetyemy Arquitetura" em 2006 e já representou o país no Festival de Arquitetura de Londres, em 2008.

 

Atualmente ocupa, junto com o coletivo oxigena, a presidência do IAB-RJ, onde já foi Conselheiro Estadual e Coordenador do programa de educação continuada. Foi diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo e diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Niemeyer.

 

Mestre com louvor pela Universidade Técnica de Delft, na Holanda, tendo cursado História da Arquitetura (Lato Sensu) na Universidade de Oxford e graduado com louvor na FAU/UFRJ.

 

Trabalhou em grandes escritórios como Indio da Costa e Mecanoo Architecten, na Holanda, e em universidades como a UFRJ, por dois biênios, e as instituições em que leciona atualmente: no Máster do IED, na graduação e pós-graduação em Edificações e Cidades Sustentáveis da Estácio e graduação e pós da Veiga de Almeida, onde coordena a pós-graduação em Indústria criativa e inovação.

 

Foi Coordenador Geral do curso de Arquitetura e Urbanismo e Coordenador de Área para os 15 cursos da Indústria Criativa da Estácio.

 

Escreveu os livros “Marcos Konder Netto - caderno de projetos, realizações e reflexões”; “História da Arquitetura – do moderno ao contemporâneo”, com Francisco Lucena; e “Mutualistic Architecture”, com Virginia Scapinelli. Produziu e codirigiu o filme “Konder – o protagonismo da simplicidade” .