Conselheira Federal

Sonia Lopes.jpg
06.png

Sonia Lopes

Suplente

Arquiteta e Urbanista (UFRJ), Mestre em Patrimônio Histórico (UFRJ), Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV), Doutora em Administração (UNR). Certificada como Project Management Professional pelo Project Management Institute.

 

Atual vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura - AsBEA/RJ. 

Atua desde 1989 em diversos tipos e portes de projetos. Sócia do Escritório EF&A Arquitetos desde 1994, coautora de diversos projetos, entre os quais se destacam: Parque das Ruínas, Rio Cidade Rocha Miranda, Aquário Público e Parque dos Cervos no RioZoo, Lojas de fast food para KFC e Bob´s, projetos para o Programa novas Alternativas e Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) unidade Glória, além de diversos projetos residenciais.

Professora substituta no DPA/FAU/UFRJ em 2005 e 2006. Professora Convidada em MBAs de Gerenciamento de Projetos da FGV e UFF desde 2005. 

Autora dos livros: “Negociação” (2009 – Série Cademp – editora FGV) – em coautoria, “Métodos Ágeis para arquitetos e profissionais criativos” (2015 – Brasport) e“Sustentabilidade: Gestão Estratégica na Prática” (2018 – Brasport) – em coautoria. Autora de capítulos em livros: "Negociação e resolução de conflitos em projetos" do livro "Professional Leader: gerenciamento de projetos"; “Gestão estratégica de sustentabilidade: conectando lucro com impactos socioambientais” no livro: “Tópicos em Administração - Volume 15” e “Modelo híbrido de gerenciamento de projetos: o caso dos arquitetos urbanistas” no livro “Tópicos em Administração - Volume 16”.